Assistindo aos jornais de hoje ouvi
algumas reportagens sobre o programa ‘Mais médicos’ do governo federal. Poderia
descrever minha opinião sobre o programa, se é valido ou não, se falta
estrutura, se os médicos irão resolver, etc, mas como o foco do blog é o mundo
corporativo pude observar uma situação incômoda e que ocorre por muitas vezes
em todas as empresas, o ‘Passa e Repassa’.
O Sr. Ministro da Saúde ao ser informado
da inclusão no programa de um médico cuja licença deveria estar suspensa por
acusações de mutilações em mulheres durante o exercício de cirurgias plásticas,
especialização que este sequer possuía, jogou a culpa no Conselho Federal de
Medicina, afinal consultando o site da instituição era possível encontrar o
referido médico com seu registro no status ativo.
Por outro lado o Sr. Presidente do
Conselho Federal de Medicina ao saber do fato e da acusação feita pelo Sr.
Ministro rapidamente rebateu informando que o CFM havia alertado o ministério
da saúde da necessidade de validar as fichas criminais dos médicos, mesmos dos
brasileiros com registro ativo no CFM, antes de concluir a contratação.
Para resumir, eu que sou o cliente
interessado (assim como você que está lendo este post) fiquei com a impressão
de que a culpa é minha, afinal ninguém teve culpa, um empurrou para o outro e
vice-versa.
No ambiente empresarial é muito comum o
cliente ficar com esta impressão quando há o ‘passa e repassa’ entre áreas
internas. “A culpa é do administrativo” ou
“ O comercial é quem vendeu errado” ou ainda “Produziram o produto
diferente do planejado”.
Enfim, o ‘passa e repassa’ interno só confunde
o cliente e não resolve seu problema, apenas potencializa a demonstração de
falta de organização da empresa.
Se você já viveu ou vive situações desta
forma, pense em atender o cliente e resolver o problema e depois, internamente,
cuide para que a situação seja corrigida.
Passar ou repassar o problema não ‘livra a
sua’ perante o cliente, apenas denigre a imagem da empresa que você representa.
Pense Nisto!
Pura realidade, Mala! Infelizmente a cultura do "eu" ainda é muito presente na maior parte das empresas, em que cada um cumpre seu papel e joga a tarefa para o próximo, se isentando de qualquer responsabilidade sore o resultado final. Já passou da hora de cada profissional perceber que todos desempenham um papel importante nos processos e são co-responsáveis por todos os resultados conquistados, sejam eles bons ou não. Se um cliente está com dificuldade, não é um problema só do gerente, do analista ou da recepcionista, mas de todos! Cliente não é batata quente!
ResponderExcluirÉ Letícia, mas o problema é exatamente este que você percebeu. Esta cultura geralmente está arraigada por toda a empresa, independente do nível hierárquico, o que torna mais difícil a correção.
ResponderExcluirObrigado pela contribuição!