sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A DIFÍCIL ARTE DE AGRADAR A TODOS!


Você já tentou agradar a todos?  

Se respondeu SIM a esta pergunta deve ter passado por alguns problemas.

            Em uma roda de conversa alguém me confidenciou estar decepcionado com a quantidade de reclamações e até com a ausência de opinião de várias pessoas sobre melhorias recém implantadas em seu negócio.
           
            Comecei a pensar sobre o tema e rapidamente lembrei de várias situações vividas durante minhas experiências profissionais, principalmente na época de consultoria, onde tinha acesso e vivência dentro de um grande número de empresas.

            Era comum ficar um longo período dentro da empresa e por conta disto acompanhar seu desenvolvimento, ao passo que várias pessoas eram substituídas ou o quadro era aumentado.

            Tendo esta visão externa era possível perceber as melhorias que a empresa implementava ao longo dos anos, situações outrora nem pensadas, hoje eram realidade, como por exemplo, um clube para descanso no horário do almoço.
           
            Os colaboradores recém-chegados ficavam bastante empolgados com este benefício, afinal as empresas de onde vieram sequer pensavam ou tinham a oportunidade de oferecer algo parecido, ou mesmo os que já tinham este benefício, ficavam contentes pela manutenção mesmo.

            Porém, os colaboradores mais antigos, estes que há muito tempo cobravam o clube, ou reclamavam que não havia diversão suficiente, ou que era quente demais, frio demais, enfim não enxergavam o mesmo com um benefício conquistado.

            Pode parecer estranho, mas fiz uma reflexão e percebi o quanto a empresa que trabalho melhorou nos últimos anos, quantos benefícios foram introduzidos, melhorias aplicadas, quantos ‘clubes’ foram constituídos e quantas reclamações eu mesmo fiz ou ouvi de colegas que não conseguem enxergar o valor destas conquistas e estão sempre querendo mais.

            É natural do ser humano esta busca por novas melhorias, esta ambição por constantes conquistas, mas isto tem que vir acompanhado de uma reflexão do que já fora conquistado. É saudável olhar que temos 10 degraus para subir, mas é mandatório observar que já subimos outros 30 para chegar até aqui.

            Portanto, se você deseja sempre agradar a todos, saiba que você terá problemas, mas lembre-se que você também é difícil de agradar!


* Para quem acompanha o seriado Os Simpons sabe que a grande maioria das roubadas que o Homer entra é por conta de seu hábito de querer agradar a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião, crítica ou sugestão.