quarta-feira, 4 de setembro de 2013

PASSA OU REPASSA!


Assistindo aos jornais de hoje ouvi algumas reportagens sobre o programa ‘Mais médicos’ do governo federal. Poderia descrever minha opinião sobre o programa, se é valido ou não, se falta estrutura, se os médicos irão resolver, etc, mas como o foco do blog é o mundo corporativo pude observar uma situação incômoda e que ocorre por muitas vezes em todas as empresas, o ‘Passa e Repassa’.
O Sr. Ministro da Saúde ao ser informado da inclusão no programa de um médico cuja licença deveria estar suspensa por acusações de mutilações em mulheres durante o exercício de cirurgias plásticas, especialização que este sequer possuía, jogou a culpa no Conselho Federal de Medicina, afinal consultando o site da instituição era possível encontrar o referido médico com seu registro no status ativo.
Por outro lado o Sr. Presidente do Conselho Federal de Medicina ao saber do fato e da acusação feita pelo Sr. Ministro rapidamente rebateu informando que o CFM havia alertado o ministério da saúde da necessidade de validar as fichas criminais dos médicos, mesmos dos brasileiros com registro ativo no CFM, antes de concluir a contratação.
Para resumir, eu que sou o cliente interessado (assim como você que está lendo este post) fiquei com a impressão de que a culpa é minha, afinal ninguém teve culpa, um empurrou para o outro e vice-versa.
No ambiente empresarial é muito comum o cliente ficar com esta impressão quando há o ‘passa e repassa’ entre áreas internas. “A culpa é do administrativo” ou  “ O comercial é quem vendeu errado” ou ainda “Produziram o produto diferente do planejado”.
 Enfim, o ‘passa e repassa’ interno só confunde o cliente e não resolve seu problema, apenas potencializa a demonstração de falta de organização da empresa.
Se você já viveu ou vive situações desta forma, pense em atender o cliente e resolver o problema e depois, internamente, cuide para que a situação seja corrigida.
Passar ou repassar o problema não ‘livra a sua’ perante o cliente, apenas denigre a imagem da empresa que você representa.


Pense Nisto!

2 comentários:

  1. Pura realidade, Mala! Infelizmente a cultura do "eu" ainda é muito presente na maior parte das empresas, em que cada um cumpre seu papel e joga a tarefa para o próximo, se isentando de qualquer responsabilidade sore o resultado final. Já passou da hora de cada profissional perceber que todos desempenham um papel importante nos processos e são co-responsáveis por todos os resultados conquistados, sejam eles bons ou não. Se um cliente está com dificuldade, não é um problema só do gerente, do analista ou da recepcionista, mas de todos! Cliente não é batata quente!

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  2. É Letícia, mas o problema é exatamente este que você percebeu. Esta cultura geralmente está arraigada por toda a empresa, independente do nível hierárquico, o que torna mais difícil a correção.

    Obrigado pela contribuição!

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