domingo, 8 de setembro de 2013

PARTE DO PROBLEMA OU DA SOLUÇÃO?


“Isto não vai funcionar!” , “Agora ficou pior do que estava”,  “Não me consultaram, não vai dar certo” ou ainda “Você viu que alteraram aquilo? Aff, agora ficou ruim de vez!”

Estas são algumas das frases típicas de pessoas que ao se depararem com novas regras ou necessidades de mudança se incomodam e invés de contribuírem para encontrar uma solução melhor, uma vez que geralmente nenhuma solução as agrada, fazem comentários pejorativos e criticam duramente as ‘novas ideias’.

O mercado muda, as empresas mudam, as necessidades mudam. Acompanhar estas mudanças nem sempre é algo fácil. Algumas são modismos, outras vem para alterar os conceitos que já conhecemos de forma definitiva. E se faz necessário que as empresas se reinventem, inovem e melhorem.

Novas regras também são novas oportunidades de aprendizado, crescimento pessoal e profissional ou até de exercitar uma parte do cérebro esquecida por muitos:  A capacidade de argumentação!

Não concorda? Acha que as mudanças não te favorecem? Pense, construa e formalize uma ideia, mas faça isto por completo, não apenas frases soltas. Pense nas necessidades que levaram a empresa a tomar aquela decisão, encontre alternativas e valide-as financeiramente, quanto à sua aplicação no negócio, o impacto na equipe e após isto apresente-a.

Se você não é parte da solução, com certeza é parte do problema!

Não conseguiu encontrar uma maneira melhor ou argumentação suficiente? Não tem problema, apenas não saia por aí criticando de forma infundamentada as decisões.

Caso alguém venha reclamar para você, questione sobre qual seria a sugestão de melhoria e qual o motivo dele não tê-la exposto. Se não tiver resposta, FUJA, não dê ouvidos.


Não seja parte do problema. Seja parte da solução!

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