segunda-feira, 29 de julho de 2013

DOANDO OU RECEBENDO?



Nesta última semana, motivado pela minha namorada, participei de uma atividade da empresa focando o apoio assistencial a entidade da região realizando a pintura de muros externos desta unidade, onde a empresa forneceu o material e convocou os colaboradores para ter a mão de obra de pintura dos muros. 
Chegado o sábado, acordamos em cima do horário, pois estava frio e a cama bem convidativa! Não tomamos café e corremos até o local, afinal detesto atrasos.
Assim que cheguei me deparei com outros 17 colegas da empresa que também se dispuseram a participar do evento, divido em 2 turnos de 2 horas.
O resultado foi que em pouco mais de 1 hora conseguimos cobrir, com qualidade, toda a extensão externa (frente para rua) do muro, separando ainda colunas brancas e interiores em amarelo (coisa de profissional!).
Bem, você deve estar se perguntando o motivo de eu estar contando toda esta história, certo! Acreditem, aprendi várias lições neste dia que aplicamos ou devemos aplicar em nosso dia a dia empresarial.
Sem a necessidade de longas reuniões rapidamente as pessoas se distribuíram, e de acordo com suas habilidades: altura, força, conhecimento, entre outros aspectos, o time se moldou com responsáveis pela limpeza prévia do muro, a distribuição da tinta pelos espaços enquanto outros, especialmente as mulheres que eram mais delicadas com o trabalho, cuidavam dos acabamentos e rodapés, enfim, em questão de minutos a distribuição de tarefas, organização de espaço de trabalho e material estavam prontas.
Motivados pelo espírito de solidariedade, era bem comum o companheiro que pintava o pedaço do lado ao perceber que sua tinta estava acabando, repor a dele e a sua ou ao descobrir novas técnicas (descobrirmos que fica bem mais fácil pintar quando o rolo de pintura tem um cabo de vassoura acoplado!), compartilhávamos rapidamente com os demais, para exigir o menor esforço e ter a melhor qualidade possível.
Ao final do primeiro turno fomos agraciados com um café da manhã, preparado pelas cozinheiras da instituição, com variedade de itens, uns mais gostosos que os outros.
Infelizmente por conta de outros compromissos não pude me estender no segundo turno, como  outros colegas fizeram, por conta de poucos inscritos no evento.
Saí do evento com a certeza que na verdade eu não doei nada, eu aprendi muito com a praticidade, coleguismo e organização que conseguimos ter quando queremos implantar ações eficazes, rápidas e certeiras. Pude vivenciar ótimas experiências de compartilhamento de informação, ou seja, lá a comunicação funcionou muito bem.
Para finalizar, além de aprender tudo isso recebi um café da manhã excelente e preparado com muito carinho.
Resumindo, saí do evento com a sensação que fiquei devendo, que posso doar muito mais e que vários outros colegas deveriam experimentar estas oportunidades.

Se você ainda não viveu nenhuma experiência neste sentido, está perdendo seu tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião, crítica ou sugestão.