sexta-feira, 20 de setembro de 2013

MUITO CALOR, POUCA ENERGIA!


Ouvi esta frase algumas vezes durante minha vida profissional e, apesar de antiga, ela continua válida até hoje.
Na prática você também já deve ter passado por situações onde se produz muito calor, mas pouca energia.
Situações do dia-a-dia onde percebe-se um afinco enorme na discussão, na ‘caçada aos culpados’, na observação dos problemas, mas quase nenhuma ação para solução.
Este desperdício de energia toma tempo demasiado das áreas fazendo com que os profissionais produzam o efeito dos caranguejos amarrados, ou seja, cada um puxa para um lado com muita força e no final não saem do lugar.
Já o calor produzido faz com que o ambiente corporativo fique alterado, e os ânimos exaltados geralmente diminuem a produtividade.
Um colaborador emocionalmente comprometido não consegue manter o foco e atenção na atividade, produzindo menos do que deveria e ainda pior, desperta outro vilão “a fofoca”, afinal ele precisa compartilhar este incômodo com seus colegas
Se o que eu estou falando não faz sentido para você agora, observe seus próximos dias e perceba quantas atividades levaram horas de discussão e minutos para correção.
É óbvio que não adianta corrigir pontualmente o problema e não cuidar da causa, pois desta forma ele será recorrente. Porém, a maioria das discussões não focam na causa, mas sim em quem deixou de fazer, nas desculpas pelo não cumprimento, nas variáveis que aconteceram neste dia e não no processo ou na estruturação da execução da atividade.
Proponho um teste: Quando encontrarem um problema à frente tentem olhar apenas o processo, não as pessoas ou responsabilidades envolvidas. Valide a forma de execução, encontre a falha, pense em uma ou algumas soluções plausíveis e apresente a sugestão.
 Tenho certeza que você gastará menos tempo, sem desgastes pessoais e irá corrigir definitivamente o problema, pois focou em sua causa.


PRODUZAM MAIS ENERGIA, MENOS CALOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião, crítica ou sugestão.