quarta-feira, 10 de julho de 2013

VOCÊ TEM CORAGEM DE LER?


Você tem o hábito de ler e se aprofundar em assuntos gerais?
Parabéns, você faz parte de uma pequena parcela da população que se preocupa com o conteúdo e não somente com as frases de efeito.
Antigamente havia uma febre de correntes por email e antes disto, acho, que as divulgações eram através do rádio, boca a boca, cartas, e por aí vai! E atualmente a moda são os compartilhamentos em redes sociais.
Mas o que se observa mesmo, independente da época, é uma legião de pessoas com pouco hábito de leitura. E quando falo de leitura quero dizer da capacidade de leitura e interpretação do texto.
Quando vejo pessoas mais idosas compartilhando uma série de notícias falsas, sem qualquer fundamento, logo penso que a tecnologia e o acesso a informação é algo novo para muitos deles e por conta disto há que se dar um desconto.
Mas quando percebo jovens que nasceram em meio a tecnologia, que tiveram amplo acesso a informação, concluíram seus estudos em cursos superiores e até de pós-graduação compartilhando qualquer bobeira que publicam penso se estas pessoas realmente leram e entenderam tais notícias.
O hábito da leitura e da pesquisa raramente são estimulados em nossas escolas atualmente, especialmente nas públicas, mas nem sempre foi assim. Quando fiz o ginásio (sim, ensino fundamental era dividido entre primário e ginásio), minhas professoras estimulavam a pesquisa, a leitura. Era muito comum teatros baseados em livros, resumos de livros que tínhamos que apresentar semanalmente, provas baseadas em pesquisas de diversos livros na biblioteca municipal, pois livros eram caros e alguns até proibitivos. Nesta época não existia google nem wikipedia e o acesso a internet era péssimo e caro, disponível apenas para algumas empresas e para os muito, muito ricos.
Esta importante habilidade se perdeu ao longo do tempo e vejo uma geração muito preocupada em divulgar, publicar, ver a quantidade de likes ou compartilhamentos que surgiram em sua rede social do que entender e se aprofundar nos conteúdos.
Se você é um destes, considere pesquisar, se inteirar do assunto, formar uma opinião antes de gerar uma onda de repasse de informações falsas ou mal estruturadas.

Muito provavelmente, você que precisaria ler isto, nem leu este post, afinal o texto é longo e não é um viral, destes que dão milhares de likes na sua página!

2 comentários:

  1. Se todos dedicassem um mínimo de tempo diário à leitura (e nem precisa ser de grandes obras da humanidade, pode ser algo do gosto do leitor), o mundo poderia ser hoje um lugar bem melhor!

    "Quem não lê não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo."(Paulo Francis)- E é bem por aí mesmo, servos da ignorância (e para quem não lê muito, que fique claro: ignorância no sentido de falta de conhecimento... vai que um "não-leitor" de plantão interpreta errado..)

    ResponderExcluir
  2. É bem por aí Letícia. A ignorância leva as grandes massas a seguirem em frente, como gado, sem opinião própria, somente seguindo quem fala mais alto!

    ResponderExcluir

Obrigado por sua opinião, crítica ou sugestão.