quarta-feira, 3 de julho de 2013

AS VANTAGENS E DIFICULDADES DE ESTAR NO TOPO!


Neste último domingo, apesar dos protestos e discussões políticas, as atenções e olhares estavam voltados ao Maracanã, para mais uma final de campeonato onde o Brasil era o favorito (Ops! Desta vez não era não).
E observando o jogo fiquei pensando sobre as diferenças e vantagens que você obtém não estando em evidência, não sendo cotado como o melhor.
O Brasil, apesar de historicamente e estatisticamente ter o melhor time de futebol do mundo, tinha até o jogo deste domingo uma seleção que não era cotada como a melhor, ficando esta glória com os espanhóis, atuais campeões mundiais.
Mas, se a grande vantagem era da Espanha o que levou o Brasil a dar um passeio sobre eles no jogo de ontem? Alguns vão dizer que a importância do campeonato não era grande, que vieram fazer turismo, mas eu duvido disto! Todos entram para ganhar, ninguém gosta de perder, ainda mais quando o mundo está com os olhos voltados a você e sua equipe.
Percebi então que estar em 2o as vezes pode lhe dar vantagens, pode criar situações que favoreçam o seu crescimento e dificultem a manutenção de quem está no topo.
Para começar vou citar algo que ouvi em uma entrevista do Silvio Santos: “O SBT ser a 1a emissora, não, prefiro ser a 2a. Eles é que  tem que se preocupar comigo e não eu com eles. Eu estou ali, de vez em quando fico em 1o mas sem a obrigação de ser o melhor”.  E é neste espírito que vejo algumas vantagens em não ser o 1o colocado.
É notório que todos na vida almejam o melhor lugar do pódio, logo o 1o colocado é sempre o caçado, perseguido, criticado, ou seja, aquele que tem por obrigação inovar sempre, trazer diferenciais competitivos, sejam pessoas, empresas ou produtos.
Quando se está a frente em algum setor, na vida pessoal ou profissional, os demais seguem seus passos e muitas vezes, por não estarem em 1o conseguem rapidamente efetuar manobras que permitem melhoras no modelo proposto por você e desta forma podem conseguir melhores resultados que o teu.
Ora, então o bom mesmo é ficar em 2o ? Claro que não! Todos lutamos para estar em 1o sempre, porém é notório que para se manter nesta posição há um esforço enorme de inovação, empreendedorismo, dedicação ao negócio e esperteza (não é malandragem, é esperteza!).
Se você já está em 1o lugar saiba que muitos estão de olho na sua posição e se movimente bastante, crie, inove, trabalhe para se manter nesta  posição privilegiada. Se você está em 2o lugar perceba as movimentações do 1o e seja criativo ao melhorar os modelos inovados por ele e também crie, trabalhe e lute para conquistar a posição de destaque.
Mas lembrem-se, o Brasil pode até ficar alguns meses fora do topo no pódio, mas ele sempre volta. Quem está em 1o e executa um bom trabalho pode perder momentaneamente a posição, mas nunca para sempre.

Esta competição saudável em busca do topo é que nos motiva a ser cada vez melhor e mais eficientes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião, crítica ou sugestão.