sexta-feira, 28 de junho de 2013

PEÇA MAIS PERDÃO, MENOS PERMISSÃO!


É incrível como estamos cercados de pessoas que não possuem qualquer propensão a correr riscos.

Gerenciar um projeto, uma equipe, uma família, ou seja, qualquer atividade coletiva ou individual, faz com que você tenha que correr alguns riscos.

Em um ambiente corporativo é comum os projetos não andarem ou atrasarem demais pelo simples fato dos envolvidos não terem o bom senso de arriscar, de tomar decisões.


Sim, risco neste caso está diretamente ligado ao fato de você ter que tomar decisões, e tomar decisão é algo bem simples, não é? É claro que não!

Decisões corporativas ou pessoais podem levar pessoas a se desmotivarem, perder a equipe, perder dinheiro, perder status, perder amigos, enfim um monte de situações desagradáveis. Porém as decisões também pode fazer de você um profissional diferenciado, um projeto de razoável passar a ser excepcional, de mais uma pessoa para ‘o cara’. Talvez seja a diferença entre a mediocridade e a excelência.

Tomar decisões é algo difícil, tomá-las no tempo certo é ainda pior. Uma boa decisão tomada um dia depois do necessário pode não ter efeito algum.

As decisões são difíceis, mas mesmo assim você tem que torna-las realidade. Não espere que alguém faça por você, não espere que seu superior ou outra pessoa a realize. Faça por si só, comunique, alinhe com seu superior, mas assuma o risco, seja arrojado.

Convido você agora a uma pequena reflexão. Pegue um papel e caneta (sim, isto ainda existe!) e pense sobre esta sua última semana e sobre decisões que deveria ter tomado, riscos que poderia ter assumido e não tomou por desleixo, descuido, falta de habilidade ou simplesmente porque não se deu conta de que poderia ter realizado algo melhor.

Pronto, agora que você já fez sua lista, pense um pouco sobre os últimos meses e sobre as decisões que seu superior ou seus pares tomaram em seu lugar, simplesmente pelo fato de que você não quis tomar a frente da situação.

Futuros ou atuais profissionais:

Não tenham medo de tomar decisões!
Sejam diferenciados!

Peçam mais perdão, menos permissão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião, crítica ou sugestão.