sábado, 22 de junho de 2013

FAÇA POEIRA!



Adoro usar este termo com a minha equipe: “Pessoal, vamos fazer poeira, os demais a gente leva junto depois”.
Um colega de trabalho uma vez me disse que estrelismo é algo prejudicial no ambiente de trabalho, mas necessário para fazer com que os outros andem.
Pensando nisto comecei a observar alguns comportamentos e percebi que onde trabalhava haviam várias estrelas. Fiquei feliz, afinal estava em uma galáxia, e de certo modo, se eu estava inserido num ambiente cheio de estrelas, talvez eu também fosse uma.
A partir deste dia percebi que as estrelas são extremamente necessárias ao sucesso das equipes e das empresas. Geralmente são elas quem fazem com que o restante da equipe ou da empresa ‘corram atrás do prejuízo’.
Reflita um pouco sobre você. Com certeza tem alguém que você trabalha e que você acha ‘estrela’. Você deve defini-lo como arrogante, metido, chato, mas tenho certeza absoluta que você inveja e copia algumas atitudes dele, afinal ele não é estrela somente pelos fatos negativos, com certeza tem várias virtudes também.
É necessário tomar os devidos cuidados de integrar sua equipe ao ponto de que a estrela, ou as várias que você possui, não se choquem nem causem uma ruptura definitiva com seus colegas, mas não desestimule, não pode, não corte o brilho da estrela.
Se todas as equipes tivessem como meta ser a melhor equipe, a mais eficiente, a mais competente, teríamos empresas arrebentando. (Ah! Existem várias empresas que já perceberam isto aqui no Brasil e principalmente fora daqui).
Não tenha medo de afirmar que tem a melhor equipe, que busca ser a melhor equipe. Faça disto sua meta. Trabalhe cada indivíduo da sua equipe, fazendo com que eles tenham seu brilho próprio, que cada um tenha sua importância, mas sempre tenha suas supernovas (aquelas estrelas especiais), que literalmente farão poeira para as outras estrelas da sua equipe, e provavelmente para o restante da sua empresa.

Conduza isto de forma saudável e será imbatível.

Ah! Detalhe importantíssimo: comece por você!


Seja diferenciado, seja arrojado, assuma riscos, mude pessoas da sua equipe, mude funções, mude sua equipe, mude você e FAÇA POEIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião, crítica ou sugestão.